sexta-feira, 25 de junho de 2010

Não acontece só aos outros...


De todas as experiências que tive esta é, sem dúvida, uma das mais importantes. Não digo das mais difíceis mas digo que me fez ganhar consciência de muitas situações.


Muitos, tal como eu pensava, acham que as coisas ruins só acontecem com os outros. É como se nos colocássemos numa redoma que impede todos os males de chegarem até nós. Mas a realidade não é assim e todos estamos disponíveis para situações que possam correr menos bem, principalmente no que diz respeito á nossa saúde. A verdade é que muitas das vezes somos nós que nos colocamos a jeito para que estas situações possam vir ter connosco achando que aquela redoma nos protege. Todos nós temos comportamentos de risco achando que estamos imunes e perdemos a consciência de que a cada vez que o fazemos estamos a dar uma oportunidade a doença. De cada vez que temos relações sexuais desprotegidas, de cada vez que fumamos o nosso cigarrito, de cada vez que contactamos com pessoas já doentes sem as devidas precauções, quando desleixamos o nosso corpo ou lhe damos importância demasiada. De cada vez que estas situações ocorrem estamos a dar oportunidade a situações graves que podem ser fatais.


No meu caso tive sorte. Tenho uma Tuberculose que não está muito evoluída além de que é uma doença que tem tratamento. Mas "tu" ou o "teu amigo" amanhã podem não ter essa mesma sorte e por isso é importante que ganhem consciência do que vos digo e que entendam a mensagem que tento transmitir.


Porque só damos valor às coisas quando as perdemos e ai pode já ser tarde demais.


Sem comentários:

Enviar um comentário